sábado, 6 de outubro de 2012

Bazar sob nova direção


Existe uma leveza no povo brasileiro que é uma marca pro bem e pro mal. Quando essa condição é usada com malícia, para engabelar os bons sentimentos, damos de cara com aquela reprovável esperteza que mancha deploravelmente o currículo de nosso caráter. Aí vira palhaçada. Quando utilizada para gerar inventividade, e somos mestres nisso, temos uma nação que produz amiúde exemplos e o riso fácil. Temos, enfim, um pacto sério com o sorriso. E isso é muito bacana. Nosso rock, aquele com inequívoco traço nacional, muitas vezes apropria-se dessa leveza e invenção. Desde os anos 80, e de forma mais evidente nessa década, com as crônicas cantadas pela trupe quase circense do Blitz, as fanfarronices do Magazine e Ultraje a Rigor, e mesmo antes com o "top top" sacana da reverenciada banda Mutantes, o humor é moeda corrente. Essa espirituosidade, mesmo sem o riso solto, a objetividade e clareza dos grupos citados, somada a elementos psicodélicos e uma boa dose de inteligência, ajudam a fazer de Todo Futuro é Fabuloso (2012), o segundo álbum dos paulistanos do Bazar Pamplona, um trabalho digno de audição. Após um exercícios de três anos de lapidação, as boas tiradas, não confunda com piadas, chegam lúcidas e prontas para alegrar o nosso dia.

Clip de "Todo Futuro é Fabuloso":


Bazar Pamplona entrega-nos o temido segundo álbum com uma nova e mais luminar proposta. Não conheço o CD de estreia do grupo, o na época elogiado À Espera das Nuvens Carregadas(2008). Conta-se que o tal trazia ecos do Los Hermanos, ou seja, boas poesia e melodia aditivadas pelo combustível roquenrrou. Menos denso e nostálgico, o quinteto formado por Estêvão Bertoni (vocais e guitarras), João Victor (guitarra), Rodrigo Caldas (bateria), Rafael Capanema (baixo e teclado) e Marcos Miranda (teclado e baixo), resolveu se distanciar daquela recorrente e nada desprezível comparação. Falando nisso e sem querer exatamente comparar, mas apenas sugerir uma referência, a banda traz agora uma levada mais próxima dos gaúchos do Bidê ou Balde. Ou seja, rock com graça e inteligência. Isso já pode ser sentido na música que abre e dá título ao álbum, e uma das mais legais, "Todo Futuro é Fabuloso". Com uma levada rocker e animada, a música traz boa mistura de guitarra e violões, corinhos grudentos e letra explicitamente psicodélica: "Imaginem se chover na velocidade da luz/Não há tempo pra correr/Pois tampem o céu, eu propus/ No escuro, mantenham tudo azul".

Paulistano assumidos, o quinteto faz som pra gente grande

O quinteto paulistano consegue fazer crônica urbana, com música e letra que trazem um delicioso mix de humor e melancolia. É o caso de "Greve", essa com harmonia meio country (reparem na guitarra inicial) e instrumental que serviria como trilha de comercial sobre dias felizes, com direito a assobios (não, não pensem em comerciais de margarina. Não é bem por aí. Pensem em situações mais felinnianas): "Não há emprego, todo dia é domingo/Não há o que se preocupar diz a mulher/Avisa aos filhos: ele não vai voltar, porque ele cai de bar em bar", canta Estêvão Bertoni em tom ensolarado, e timbre que lembra o de Hélio Fladers, do Vanguart, para terminar a história em tom lúgubre: "Quanta tristeza, ele morreu no domingo/(...)E nunca mais ele se pôs a mesa do jantar. A dívida fica, os filhos vão pagar". A composição é uma mostra de que Bazar Pamplona sabe se utilizar com precisão e leveza dessa alma urbana e conturbada tão evidente nos paulistas reféns da metrópole. Carregam aquela destreza de encarar o dia a dia, temores e questionamentos que só os que são habilitados pela crueza do caos cosmopolita conseguem. Os discursos fáceis e espirituosos estão na ponta da língua, inclusive na horinha da declaração de amor, amparada musicalmente por uma elegância jazzy, com participação especial da talentosa Lulina: "É tão cafona o que eu sinto por você, meu bem/Tão cafona quanto o meu chapéu, oh, céus/Não se lembra? Foi presente seu". É assim na ótima "E tão Cafona o que eu sinto por você".

Ouça "Greve":


Exemplos dessa urbanidade são sinceros, quase cinematográficos e assumidos em todo o transcorrer do álbum. Em "O Gringo", com um belo arranjo de moldura circense, o vocalista brinca de ser estrangeiro, sem perder jamais o espírito mordaz são paulino: "Eu era o mais paulista, parado no sinal/ Eu percorri as listas deitadas sob o sol de manhã/Não abrem os cinemas onde as balas não têm legendas. E não sou daqui". Você já percebeu que essa minha resenha está cheia de aspas. É porque a poesia, as palavras em Bazar Pamplona, são relevantes. São transportes para a criação do clima exato entre ouvinte e mensagem. Trazem empatia e conexão com essas coisas das metrópoles. E mesmo quem não vive nelas, mas as reconhece pela televisão jornais e tudo o mais que as trazem mais próximo da gente, acaba sendo alcançado. Porque os elementos que cantam têm aquela sintonia, o cadinho que está no subconsciente de quem tem a essência urbanóide. É isso que transparece a letra de "Quero ser Grande", feita da matéria de quem tem muitas referências culturais: "Ri de desenho animado, diverte quem está ao seu lado/Pretende ser astronauta e logo trata de inventar o que falta/ Se possível quero ser grande, bem maior que uma roda gigante".

Música do grupo e cheia de auto referências e espirituosidade
É louvável no álbum o despojo e a tão citada, aqui, leveza. A ponto inclusive do grupo tirar onda do próprio umbigo. Em "Quem eles Pensam que São", sacaneiam com suas evidentes características de fazer por exemplo, "piadinhas no meio da música". "Nós somos o Bazar Pamplona", assumem no final. Essa auto-referência pode ser vista lá pela metade do trabalho, em "Canção do Meio", na qual a banda pede para que as pessoas não desliguem o play: "Você está no meio, ainda demora para acabar/Te faço uma promessa, de cantar um verso que te alegre/É só você não pular essa canção", um irresistível e engraçado apelo feito bem no meio do disco. No final, em "Faixa Bônus", lúdica até o topo, a galera fala de novo diretamente ao ouvinte: "Gravei uma faixa bônus pra você, desses que tocam no final/Afinal, vou ficar por aqui". Assim mesmo, dando um ponto final a um trabalho feliz, criativo e que deixa todos nós atentos, com aquele riso no canto da boca. Todo Futuro é Fabuloso é uma bola dentro desses paulistanos com muito a dizer, discursivos sem ser prolixos e donos de uma levada rock madura. O futuro do Bazar Pamplona tende a ser fabuloso. O sinal foi dado. Agora é seguir em frente e esperar pelas próximas faixas bônus e não pular jamais essa parte da história.

Cotação: 3

Se ligue no futuro fabuloso:

http://www.mediafire.com/?q6yxi9t0482i4b3