quinta-feira, 3 de junho de 2010

Nas asas da intensidade

(Tarde de feriado. Dois sujeitos olhando para o rio que corre manso falam de música ao som de gritos de papagaios em revoada para o descanso.)
Um cara – Baixei um disco de uma banda nova da Irlanda. Butterfly Explosion. Nome esquisito, explosão de borboletas.

O outro – E como seria uma explosão de borboletas?

Um cara – Sei lá...Talvez como um desses fogos de artifícios que encantam os olhos da gente. Desses bem surpreendentes nos quais a explosão se multiplica em outras formando uma miríade de cores que deixa o céu em festa.

O outro – E a banda irlandesa? É por aí?

Um cara – É sim...por aí. É um quinteto que faz o que se costuma chamar de dream pop, aquele rock cheio de texturas, delicado e sinuoso. E são bons nessa linha. Sabem tocar, principalmente o guitarrista e vocalista Gazz Carr. Na guitarra, o cara dialoga bem com outro membro da banda, Jay Carty. Os dois têm uma forte influência dos anos 90...

O outro – Muitos detonam essa década, dizem que musicalmente não teve lá grandes lampejos criativos. Bobageira. A maioria desses reclamões são viúvos da hecatombe sonora produzida nos anos 60 e 70...

Um cara – Podicrê. A imprensa estrangeira compara o som do Buttefly Explosion a My Blood Valentine e Jesus and Mary Chain, duas das bandas mais interessantes e intensas daquela década...

O outro – E...

Um cara – E a comparação procede. Principalmente pelo “noise”, pela distorção da guitarra e baixo que criam um contraste bacana com as melodias. E esse é um dos pontos fortes da banda. Músicas como “Closer”, que abre o disco, tem uma melodia intensa, emocionalmente vasta e que é chafurdada por cordas distorcidas. Uma bela introdução para o que vem depois.

O outro – E o que vem depois continua impressionando? Dá até medo...

Um cara – Olha, os caras não são a oitava maravilha do mundo. Mas, são honestos no que fazem. Quase todo o disco pende para a leveza e a suavidade...tipo...tipo dream pop mesmo... Mais, há por trás disso tudo meio que uma raiva contida que aflora aqui e ali em, aproveitando uma expressão que você usou, lampejos. Isso está bem claro em duas músicas instrumentais do disco, as belas “Automatic” e “Carpak”. As duas começam mais sonolentas até despertarem do meio para diante em distorções e barulho.

O outro – Gosto da distorção como lenitivo para a caretice...

Um cara – Os caras até abusam um pouco disso. Mas, a barulheira não compromete o conjunto da obra. Compensa inclusive a voz pequena, banal de Garr. Esse é a cabeça da história. Sua composição são inspiradas. Além daqueles duas instrumentais que te falei, tem pelo menos, dois grandes achados musicais, além da fantástica “Closer”: a lenta e etérea “Sophia” e a intensa “Crass...See you on the other side”. Mas, se quiser algo mais agitadinho vá de “Chemistry”, um raro momento nervoso da Butterfly Explosion.

O outro – Vou experimentar... Mas, no geral...

Um cara – No geral é um dos bons discos que ouvi esse ano. Um daqueles grandes álbuns de estréia de uma banda. É esperar para ver se os caras não vão descarrilhar na sequência. Por enquanto, vale a pena curtir e provar a boa sopa sonora dos caras. Não engorda e faz bem. Recomendo.

O outro – Ei, qual é mesmo o nome do disco.

Um cara - Lost Trails. Anote.
(Finalmente, o garçon perdido na contemplação do rio percebe que dois clientes, nós, os únicos do bar ribeirinho, estão ali falando de música. A cerveja gelada se avizinha. Já sinto seu sabor. A noite promete.)

Cotação: 4

Experimente os irlandeses:

http://www.mediafire.com/?mmotf0z0mkn

Escute a bela “Closer”:



E também “Crash...See you on the Other Side”:



Os caras num vídeo amador feito em um show ao vivo nos EUA: