domingo, 7 de junho de 2009

Enfim, o disco prometido

A capa do disco é uma referência explícita a Their Satanic Majesties Request, disco buliçoso do Rolling Stones. O que talvez denote, subliminarmente(?), o propósito dos britânicos do Kasabian de fazer um álbum que os coloque na linha de frente do rock da terra da vovó Elizabeth. E eles dão um passo certeiro nessa direção com o excelente The West Rider Pauper Lunatic Asylum(2009), no qual finalmente acertam a mão, após alguns rascunhos musicais e muita expectativa.

Logo de cara que você percebe a intensidade da obra que tem em mãos. A primeira do disco que chega aos ouvidos, “Underdog”, é rockão dos bons com guitarras soltas e melodia redonda. Aí a coisa dá uma desandada com “Where Did All The Love Go?”, na qual a primeira parte da composição chama irresistivelmente o refrão do clássico rock baba “Sweet Child O'Mine”, do Guns N' Roses. Essa sensação se esvai depois, mas a música não convence, com seu arranjo de corda encorpado que, em certo momento, pega o caminho pra Índia, com uma citação escancarada à música tradicional daquele país.

A coisa piora com “Swarfiga”, uma canção curta – ainda bem – que desaba numa enjoativa cama eletrônica. Completamente dispensável. Um CD que começa, enfim, algo descompensado – como quem desperta de uma letargia momentânea – para ir se aprumando com firmeza logo depois. Os bons acertos vão acontecendo a partir da quarta música, a ótima “Fast Fuse”, que abre com um riff de guitarra poderoso e segue elétrica, arredondada por um coro que só reforça o clima dançante.

Já orientado em sua busca de fazer um álbum realmente vigoroso, Kasabian navega em músicas de melodias sedutoras. Caso de “Take Aim”, que flerta novamente com o oriente em sua introdução e belisca a eletrônica num bela e bem construída balada roqueira, e de “Thick as Thieves” música, que lembra o rock setentista de Beatles com seu apelo pop. Nesse ponto de disco não tem mais jeito: o ouvinte já está convencido do talento do grupo.

A maturidade de Kasabian, estabelecida em seu terceiro disco de estúdio, configura-se em cada detalhe. A levada progressiva e psicodélica se faz presentes em “West Rider Silver Bullet”, com sua texturas suaves, percussão marcial e interferência precisa dos teclados. E também na utilização pragmática da eletrônica – elemento que insistem em usar - na pegadora “Vlad the Impaler”, está última com refrão pegajoso e um vídeo meio trash rolando no You Tube. Ou ainda na lenta e reconfortante “Hapiness”, boa pra adoçar qualquer dia.

O fato é que, para nossa felicidade, depois da decepção que foi Empire(2006), o segundo disco da banda, os ingleses do Kasabian parecem ter se achado. The West Rider Pauper Lunatic Asylum é um disco para figurar fácil fácil entre os melhores do rock internacional. Ouça de com força.

Cotação: 5

Caia na rede:

http://rapidshare.com/files/241551812/walldillKWRPLA.rar

ou:

http://sharebee.com/17733d3d