quinta-feira, 15 de maio de 2008

Tensão e beleza

Paraplégico desde os 18 anos, quando foi vítima de acidente de carro, o norte-americano Vic Chesnutt é um criador ímpar. Nele encaixa muito bem, como em poucos compositores e cantores, a expressão trovador. Parece que a dor do tragédia foi toda canalizada para uma criação musical repleta de beleza e, algumas vezes, angústia.

Lançado em 2007, North Star Deserter, seu décimo primeiro trabalho, mantem a coerência da obra de Chesnutt, assumidamente folk. Dessa vez, a melancolia e a poesia ganham reforço de um acompanhamento instrumental, com direito a cordas e sintetizadores que ampliam a atmosfera de rara tensão e beleza, marca definitiva do repertório do artista. Auxílio que diferencia esse disco de outros, nos quais se via o domínio da guitarra acústica do músico, como nos belos Little(1990) e West of Rome(1991)

Triste até a medula, North Star Deserter é para quem tem coração forte. Difícil não ficar tocado com a pungência de músicas como "Splendid", "Fodder on his Wings" e nas ótimas "Glossolalia", com arranjos de corda, e "Everything I Say" e suas guitarras distorcidas que só valorizam a climática e estupefaciente melodia. Se linke:

http://sharebee.com/5a102af1

Cotação: 4

Texanos de responsa

Bandas vem e vão e a grande maioria, pela extensão desse nosso mundo louco, não deixa rastros. Os blogs estão aí para nos chamar a atenção para algumas delas. Ouvi, What Doesn´t Kill Us(2008), o segundo disco do grupo What Made Milwaukee Famous, banda formada em 2003 no Texas(EUA), e gostei. Power pop de responsa, os garotos se apóiam em melodias competentes e vocais afinados.

Garageiros em alguns momentos, esses legítimos representantes do bom indie rock fazem um som honesto e grudento. Para quem gosta de composições ligeiras e assobiáveis. A música “Resistance St.” é uma das mais belas e intensas que ouvi entre as compostas pelas novas bandas que conheci e deixaram saldo positivo este ano. Essa galera tem talento e vale a pena dar uma escutada.

Siga o link abaixo e me diga se estou sendo generoso demais:

http://sharebee.com/f725b6b7

Cotação: 3

Renascimento vermelho

Weezer é aquele grupo que tinha tudo para se tornar um U2 da vida, com grande público, referência para as bandas e incensado pela crítica. O som garageiro, as letras desencanadas, a energia pura do rock estavam ali concentrados no primeiro trabalho, “o de capa azul”, de 1994.

O debut era um disco arrebatador, clássico que inspirou centenas de bandas, mas a galera californiana não saiu do território das boas bandas incompreendidas pela massa. O segundo, Pinkerton(1996), trazia um pouco do brilho do antecessor, mas sem a mesma inspiração. E aí vieram o de capa verde(2001) e Maladroit(2002), que não chegaram a empolgar tanto.

Está saindo agora o de capa vermelha, depois do fraco Make Believe(2005), intitulado simplesmente Red, que, 14 anos depois do primeiro, traz o Weezer retomando as boas idéias e a eletricidade de sua obra-prima. Dúvidas? Escute a seqüência matadora com “The Greatest Man that ever Lived” e “Pork and Beans”. Curto (o disco tem apenas 32 minutos) e grosso e bom, muito bom, Red chegou para marcar a história do grupo. Os fãs agradecem de coração.

Ouça o disco no (novo) link:

http://rapidshare.com/files/119711042/sonzeirananet_w_2008_wtralbum.rar

Cotação: 4